Marketing e TI: conheça a importância da integração entre essas áreas na sua empresa

Marketing e TI: conheça a importância da integração entre essas áreas na sua empresa

Você sabe qual é a relação entre o Marketing e TI? Explicando o termo, a TI pode ser vista como a Tecnologia da Informação e, nos últimos anos, tem apresentado elevado crescimento por conta do avanço da internet.

Basicamente, esse sistema permite que dados sejam coletados e analisados, por meio do uso de softwares modernos, aplicativos e, até mesmo, a partir da utilização do big data. 

Com isso, as estratégias na corporação ficam mais assertivas e avançadas, sobretudo do ponto de vista da eficiência. 

Já o setor de marketing é fundamental para os aspectos inerentes à divulgação e crescimento da marca e é cada vez mais comum o uso de estratégias do marketing digital para atingir o público aliado a esses dados. 

Dessa forma, os serviços que envolvem o marketing e a tecnologia da informação podem andar alinhados, com o objetivo de fazer a empresa crescer. 

Dessa forma, neste artigo você compreenderá como o departamento de tecnologia de informação e a área de marketing podem contribuir para o seu negócio. Confira os detalhes no decorrer deste artigo!

Setor de TI e de marketing se completam

Como explicamos no início deste artigo, cada vez mais as pessoas possuem acesso à informação, assim como aos meios digitais. 

Por exemplo, as pessoas realizam pesquisas no Google, buscam informações nas redes sociais, interagem por meio de aplicativos, dentre outras ações.

Dessa forma, integrar o setor de marketing e o de TI pode ser fundamental para a empresa, levando em conta o uso de Softwares que podem melhorar o relacionamento da marca com o cliente, assim como outras atividades que podem ser automatizadas, mensuradas ou ajustadas por meio da tecnologia. 

Essa ação, inclusive, ajuda a promover agilidade e maior precisão nas ações realizadas dentro da empresa. 

Enquanto o setor de marketing cria uma ação de divulgação, a área de TI fica responsável pelo gerenciamento técnico dessa atividade e seu pleno desenvolvimento. 

Como exemplo podemos destacar a seguinte atividade: uma empresa cria uma ação de marketing para o site com o objetivo de aumentar suas vendas. 

Contudo, o site é muito lento, o aplicativo não carrega e isso traz uma dor de cabeça imensa para o cliente.

Como resultado, o cliente não realizará a compra e, ainda, seu site será afetado nos sistemas de ranking do Google. 

Isso representa dizer que uma boa ação de marketing ou de inbound marketing (que é o marketing de atração) precisam estar alinhadas com o setor de TI. 

Confira os benefícios da integração entre os setores

Existem vários benefícios no processo de integrar o marketing a TI. Neste artigo, ressaltamos 5 deles:

  1. Aproxima a empresa dos consumidores;
  2. Permite o gerenciamento e acompanhamento das métricas;
  3. Torna as decisões da empresa mais assertivas;
  4. Promove a economia de recursos;
  5. Torna os processos mais ágeis e eficientes.

Como o setor de TI permite que sua empresa utilize boas ferramentas, os profissionais da área de marketing conseguem trabalhar de forma eficiente e com um alto conhecimento acerca do público-alvo, bem como ter os processos e equipamentos alinhados. 

Dessa forma, sua empresa consegue se aproximar do público-alvo, promovendo uma interação de acordo com suas necessidades.

A possibilidade de acompanhar os resultados e conseguir fazer ajustes ao longo do caminho também é essencial para a empresa, pois isso facilita a tomada de decisões e o tempo de resposta a um problema. 

Com essa ação, sua empresa também consegue economizar e tem melhores resultados em relação à concorrência. 

O processo de alinhamento entre o TI e o marketing

A partir do conhecimento acerca dos benefícios da integração entre setores, vale a pena alinharmos as ações de TI e marketing e, para isso, existem ferramentas que podem ajudar no processo. 

Uma delas diz respeito ao uso da computação em nuvem, que também é conhecida como cloud computing.

Uma empresa pode trabalhar com seus sistemas integrados em nuvem, o que agrega benefícios como:

  • Escalabilidade;
  • Monitoramento dos resultados de forma fácil;
  • Mais segurança em relação aos dados;
  • Mais facilidade de acesso por parte de quem é autorizado;
  • Agilidade na realização das tarefas;
  • Integração entre os setores da empresa. 

Ou seja, esse é um sistema que tem muito a contribuir com sua empresa, desde que ocorra a integração entre esses setores e o investimento na área tecnológica, o que proporciona um diferencial diante dos concorrentes.

Por Ideal Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.