Você sabe qual é a relação entre o Marketing e TI? Explicando o termo, a TI pode ser vista como a Tecnologia da Informação e, nos últimos anos, tem apresentado elevado crescimento por conta do avanço da internet.
Basicamente, esse sistema permite que dados sejam coletados e analisados, por meio do uso de softwares modernos, aplicativos e, até mesmo, a partir da utilização do big data.
Com isso, as estratégias na corporação ficam mais assertivas e avançadas, sobretudo do ponto de vista da eficiência.
Já o setor de marketing é fundamental para os aspectos inerentes à divulgação e crescimento da marca e é cada vez mais comum o uso de estratégias do marketing digital para atingir o público aliado a esses dados.
Dessa forma, os serviços que envolvem o marketing e a tecnologia da informação podem andar alinhados, com o objetivo de fazer a empresa crescer.
Dessa forma, neste artigo você compreenderá como o departamento de tecnologia de informação e a área de marketing podem contribuir para o seu negócio. Confira os detalhes no decorrer deste artigo!
Como explicamos no início deste artigo, cada vez mais as pessoas possuem acesso à informação, assim como aos meios digitais.
Por exemplo, as pessoas realizam pesquisas no Google, buscam informações nas redes sociais, interagem por meio de aplicativos, dentre outras ações.
Dessa forma, integrar o setor de marketing e o de TI pode ser fundamental para a empresa, levando em conta o uso de Softwares que podem melhorar o relacionamento da marca com o cliente, assim como outras atividades que podem ser automatizadas, mensuradas ou ajustadas por meio da tecnologia.
Essa ação, inclusive, ajuda a promover agilidade e maior precisão nas ações realizadas dentro da empresa.
Enquanto o setor de marketing cria uma ação de divulgação, a área de TI fica responsável pelo gerenciamento técnico dessa atividade e seu pleno desenvolvimento.
Como exemplo podemos destacar a seguinte atividade: uma empresa cria uma ação de marketing para o site com o objetivo de aumentar suas vendas.
Contudo, o site é muito lento, o aplicativo não carrega e isso traz uma dor de cabeça imensa para o cliente.
Como resultado, o cliente não realizará a compra e, ainda, seu site será afetado nos sistemas de ranking do Google.
Isso representa dizer que uma boa ação de marketing ou de inbound marketing (que é o marketing de atração) precisam estar alinhadas com o setor de TI.
Existem vários benefícios no processo de integrar o marketing a TI. Neste artigo, ressaltamos 5 deles:
Como o setor de TI permite que sua empresa utilize boas ferramentas, os profissionais da área de marketing conseguem trabalhar de forma eficiente e com um alto conhecimento acerca do público-alvo, bem como ter os processos e equipamentos alinhados.
Dessa forma, sua empresa consegue se aproximar do público-alvo, promovendo uma interação de acordo com suas necessidades.
A possibilidade de acompanhar os resultados e conseguir fazer ajustes ao longo do caminho também é essencial para a empresa, pois isso facilita a tomada de decisões e o tempo de resposta a um problema.
Com essa ação, sua empresa também consegue economizar e tem melhores resultados em relação à concorrência.
A partir do conhecimento acerca dos benefícios da integração entre setores, vale a pena alinharmos as ações de TI e marketing e, para isso, existem ferramentas que podem ajudar no processo.
Uma delas diz respeito ao uso da computação em nuvem, que também é conhecida como cloud computing.
Uma empresa pode trabalhar com seus sistemas integrados em nuvem, o que agrega benefícios como:
Ou seja, esse é um sistema que tem muito a contribuir com sua empresa, desde que ocorra a integração entre esses setores e o investimento na área tecnológica, o que proporciona um diferencial diante dos concorrentes.
Por Ideal Marketing