Estratégias de vendas para e-commerce: como aumentar sua conversão?

Estratégias de vendas para e-commerce: como aumentar sua conversão?

Investir em estratégias de marketing digital é muito importante para divulgar marcas, produtos e serviços nos canais digitais mais usados pelos usuários. Isso também é fundamental hoje em dia porque as pessoas estão conectadas o tempo todo.

O marketing ajuda o negócio a se destacar em meio às outras opções, facilita o caminho para que o consumidor encontre a solução que precisa e com isso aumenta o número de vendas das empresas.

Negócios que estão acostumados apenas com as estratégias de marketing tradicional, como panfletagem, anúncios no rádio na TV, entre outras práticas, estão perdendo as melhores opções para atrair clientes.

Quando se trata de plataformas e-commerce, o marketing pela internet é ainda mais importante porque as compras acontecem em uma plataforma digital. Se o cliente tem que acessar o site para comprar, nada mais correto do que anunciar nos meios digitais.

Existem diversas ações que podem ser trabalhadas pela loja virtual, tanto de marketing quanto de vendas, e este artigo vai mostrar algumas informações importantes.

Ele vai falar sobre as principais estratégias de marketing digital, como otimizar a experiência do usuário no site, como criar descrições persuasivas, como aproveitar o remarketing e quais são as estratégias para oferecer promoções e descontos.

Principais estratégias de marketing digital

As plataformas e-commerce podem investir em diferentes estratégias de marketing digital para aumentar seu alcance e divulgar os produtos e serviços. Entre as principais opções estão:

  • Marketing de conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • Redes Sociais;
  • SEO.

Marketing de conteúdo consiste em desenvolver materiais ricos e relevantes para o público-alvo. O objetivo é resolver as dúvidas dos clientes e despertar o interesse pela marca.

Um fabricante de domos de ventilação também pode investir em Inbound Marketing para atrair consumidores, usando para isso estratégias variadas que levam o consumidor até a plataforma de vendas.

O marketing de atração acontece por meio de conteúdos, publicações nas redes sociais, e-mail marketing e combinação de várias outras práticas.

Estar presente nas redes sociais é uma necessidade hoje em dia porque essas plataformas facilitam a comunicação com o consumidor e favorecem até mesmo o atendimento ao cliente.

A empresa só precisa escolher os canais onde seu público-alvo está presente para compartilhar conteúdos interessantes para eles.

Por fim, é fundamental trabalhar com SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias para otimizar o site e o conteúdo para os mecanismos de pesquisa, e com isso aparecer entre os primeiros resultados na página de resultados.

Como utilizar a experiência do usuário

Uma plataforma e-commerce funciona por meio de um site de vendas e para conquistar clientes e aumentar as conversões, é fundamental que o canal tenha um bom funcionamento.

A experiência do usuário é um dos elementos mais importantes e precisa ser considerado na estrutura da plataforma de vendas.

Uma das soluções para isso é conquistar uma boa nota no Page Speed, ou seja, o site de uma funerária com sala de velório precisa ter uma boa velocidade de carregamento.

É fundamental submeter a página à análise feita pelo Page Speed, pois, de acordo com a nota obtida, a organização pode melhorar a rapidez do carregamento.

O tráfego móvel é cada vez mais comum, ou seja, as pessoas preferem acessar a internet por meio de smartphone ou tablet. Para que o usuário tenha uma boa experiência nesse sentido, é essencial investir em design responsivo.

Ele consegue se adaptar a qualquer tamanho de tela, sem prejudicar os textos e a visualização das imagens. Essa capacidade de se ajustar vai fazer com que o público tenha uma boa experiência, o que favorece as conversões.

Um dos elementos mais importantes para uma loja virtual é a qualidade das imagens, isso significa que é imprescindível ter uma boa comunicação visual.

As fotos e vídeos devem ter alta resolução para satisfazer o visitante e para que possam ter uma noção completa sobre o produto.

Por fim, toda e qualquer informação presente no site, como telefone de clinica de recuperação de drogas com psicóloga, precisa de ser facilmente encontrada. Uma das melhores formas de garantir isso é investir em um campo de busca interna.

Como fazer descrições persuasivas

As descrições dos produtos são muito importantes para falar sobre eles e permitir que os consumidores tenham acesso a todas as informações que precisam. Mas elas também precisam ser persuasivas, e para isso, a escolha da palavra-chave é fundamental.

Qualquer palavra-chave que esteja relacionada ao produto precisa ser colocada na descrição. Isso vai facilitar o posicionamento nos resultados de pesquisa e permitir que os usuários encontrem os produtos que procuram.

Deve-se dar detalhes sobre a mercadoria, como o material, suas dimensões, cores, entre outros dados que possam ser relevantes.

Por exemplo, se uma pessoa quer comprar Escorredor de pratos para cozinha industrial, precisa saber qual é o material desses produtos, a cor, tecidos, entre outras características.

A formatação também é um elemento importante para a experiência do usuário, visto que muitas pessoas querem ver informações rapidamente para poder comparar com outras opções.

Uma dica é deixar em negrito as palavras mais importantes e que mostram os diferenciais da mercadoria. Os subtítulos também podem facilitar a leitura e deixar a descrição mais atrativa.

Como aproveitar o remarketing e o e-mail marketing

Para aumentar as vendas de uma plataforma e-commerce, existem duas estratégias que podem ser usadas. Uma delas é o remarketing, e consiste em ações para lembrar o usuário sobre um produto de seu interesse.

A marca pode utilizá-lo quando o cliente acessa a plataforma de compras, insere produtos no carrinho, mas não finaliza a aquisição. Neste caso, o remarketing vai ser usado para lembrar sobre o produto e a empresa ainda pode oferecer um bônus.

Uma oficina especializada em câmbio pode trabalhar o remarketing usando uma estratégia de e-mail. Para isso, é necessário contar com uma boa ferramenta que vai automatizar os envios.

No caso de uma loja virtual, o e-mail é uma estratégia perfeita para lembrar o cliente que algum produto ficou abandonado no carrinho ou até para disparar sugestões de mercadorias similares.

Estratégias para oferecer promoções de descontos

As promoções e descontos são estratégias muito atrativas, mas para oferecê-las do jeito certo, algumas dicas são muito úteis, tais como:

Fazer promoções de frete

O frete é um dos aspectos que mais pesam durante a decisão de compra, e, para atrair os consumidores, uma boa solução é oferecer frete grátis.

É uma maneira simples de criar uma promoção e muitas plataformas utilizam essa estratégia para aumentar suas vendas.

Outra dica é fazer frete grátis acima de um valor estipulado. Por exemplo, o cliente precisa comprar X reais para ter direito ao frete grátis.

Aproveitar datas temáticas

Um fabricante de chips cerâmicos abrasivos pode inventar promoções para atrair os clientes fora de períodos comemorativos tradicionais, como o Natal. O objetivo é fidelizar o público que já é cliente da loja e atrair novos consumidores.

Supondo que a loja venda equipamentos de informática, é interessante fazer uma promoção, no mês de agosto, quando se comemora o dia da informática.

Em linhas gerais, deve-se pesquisar datas compatíveis com a loja virtual e os interesses do público para que a estratégia faça sentido.

Fazer descontos percentuais

Os consumidores adoram comprar produtos com muitos porcento de desconto, e esta é uma maneira simples e prática de oferecer uma boa promoção. Ao colocar preços com esse formato na loja, fica mais fácil aumentar as vendas.

Um fabricante especializado em estrutura metálica aparente consegue fazer isso porque o cérebro humano está mais inclinado a comprar produtos que estejam em promoção.

Oferecer cupons de desconto

Uma loja virtual pode oferecer cupons de desconto para seus clientes, dependendo do tipo de compra que fizeram ou do valor gasto. É uma ação que incentiva o consumidor a gastar mais para obter o benefício.

Dentro das estratégias de marketing digital, ele pode ser oferecido ao final de um evento ou até mesmo para os ganhadores de um sorteio nas redes sociais.

Oferecer brindes

Por fim, uma empresa de controlador de acesso digital pode oferecer brindes para seus clientes porque as pessoas gostam de ganhar as coisas.

No caso das lojas virtuais, é uma maneira inteligente de atrair os consumidores, desde que esteja relacionado ao produto principal.

Considerações finais

As plataformas e-commerce cresceram muito nos últimos anos porque os consumidores perceberam as vantagens de comprar online.

Esse aumento na popularidade da modalidade de compras fez com que muitas empresas investissem em suas lojas virtuais.

Isso aumentou a concorrência, portanto, é fundamental investir em boas estratégias para atrair mais consumidores e aumentar as vendas.

O marketing digital oferece todas as ferramentas necessárias para alcançar esse objetivo e melhorar as conversões da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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